Segunda-feira, 21 de outubro de 2024
Última Modificação: 21/10/2024 16:48:23 | Visualizada 148 vezes
A parceria do Governo do Estado e do IAT vai castrar mais de 530 animais no município
Ouvir matéria
Cuidar dos animais é um dever de todos. Por isso, a Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado do Paraná e o IAT (Instituto Água e Terra) realizará a castração de cães e gatos pelo Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná). Ao todo, serão castrados 539 animais em Jesuítas.
E para que todas as exigências do programa sejam atendidas, as equipes das secretarias de Agricultura, de Saúde e de Assistência Social, realizaram reuniões de esclarecimentos com as famílias interessadas em participar do CastraPet. Os encontros aconteceram no Distrito do Carajá e em Jesuítas, na ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Jesuítas).
Além do bate-papo, também foram realizados os cadastros dos tutores e dos animais, durante a reunião. De acordo com o médico veterinário, Gabriel Daltoé, as informações coletadas serão avaliadas pelas equipes do programa que irá selecionar os animais que estão aptos para a castração.
“Todos os animais precisam atender aos requisitos exigidos pelo programa, como ter mais seis meses e menos de oito anos, não pode estar doente ou sob tratamento. Se o animal estiver acima do peso ideal ou desidratado, ou ter apresentado a doença do carrapato há pelo menos 90 dias, também não poderão realizar a castração. Por isso é muito importante que o tutor informe todas as características do animal para que a equipe possa avaliar liberar para o procedimento”, explica Gabriel.
Os critérios predeterminados pelo programa do Governo do Estado incluem as pessoas com cadastro ativo no Bolsa Família e CadÙnico (1ª etapa do cadastramento), bem como os animais de rua que são cuidados por colaboradores, as vítimas de maus-tratos sob a tutela de organizações da sociedade civil e protetores independentes no município e os animais de cidadãos de baixa renda.
De acordo com os termos do programa, serão castrados 269 cães, sendo 50% machos e 50% fêmeas; e 270 gatos, sendo 50% fêmeas e 50% machos; totalizando 539 animais.
Além disso, todos os animais cadastrados e aptos ao procedimento serão atendidos com dia e hora marcados, e o tutor deverá seguir as recomendações de transporte dos animais até o local da cirurgia, além de realizar todos os procedimentos de pré e pós-operatório.
O médico veterinário também destaca o trabalho das equipes quanto às orientações sobre o programa e quais etapas a serem seguidas pelos interessados. “As pessoas que não participaram das reuniões podem entrar em contato com as nossas equipes em cada um dos departamentos para esclarecer qualquer dúvida e fazer o cadastro dos animais. Estamos à disposição de todos e orientamos que fiquem atentos a todas as orientações e exigências do programa”.
EMENDA PARLAMENTAR
Para a execução do programa, município conquistou um recurso parlamentar de R$ 150 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, de uma emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Alisson Wandscheer. Segundo o ofício enviado à Prefeitura de Jesuítas, o recurso já está disponível para que o IAT (Instituto Água e Terra) possa realizar os procedimentos de castração, que estão previstos para a primeira quinzena de dezembro.
“Jesuítas tem grandes parceiros na Assembleia Legislativa do Paraná e o deputado Alisson tem conquistados muitos recursos para o município. Quando solicitamos esse apoio a ele, prontamente se comprometeu em nos ajudar e buscou esse recurso junto à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. Será mais um programa importantíssimo para Jesuítas. Nossa gratidão ao deputado Alisson por mais essa conquista”, destaca Edicarlos Grizotto, prefeito de Jesuítas.
Jesuítas marca presença na 2ª Etapa da Conferência Estadual do Esporte
Fim de semana garante grandes emoções no esporte em Jesuítas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 7:45 às 12:00 - 13:15 às 17:00.
Última Atualização do site:   03/04/2025 15:27:02