Sexta-feira, 17 de maio de 2024
Última Modificação: 17/05/2024 18:21:57 | Visualizada 164 vezes
Artistas culturais de Jesuítas participaram do encontro que debateu os rumos do setor no município
Ouvir matéria
Jesuítas deu o primeiro passo para uma nova transformação cultural no município. Um encontro com artistas locais aconteceu na noite de quinta-feira, dia 16, para debater os rumos do setor e projetar ações de valorização artísticas. A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), visa promover o desenvolvimento humano, social e econômico, com respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura. Serão R$ 15 bilhões distribuídos aos municípios e estados brasileiros até 2027.
O convidado especialista em políticas culturais, Warlley Melo, compartilhou sua experiência artista com os participantes, enaltecendo as principais regras sobre a Lei Aldir Blanc, a destinação dos recursos, quais projetos e iniciativas se enquadram à política, e respondeu as dúvidas dos participantes.
A PNAB prevê recursos para chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor, destinado a várias áreas: manutenção, formação, desenvolvimento técnico e estrutural de agentes, espaços, iniciativas, cursos, oficinas, intervenções, performances e produções; desenvolvimento de atividades de economia criativa e economia solidária; produções audiovisuais; manifestações culturais; e realização de ações, projetos, programas e atividades artísticas, do patrimônio cultural e de memória.
Para a diretora do Departamento de Cultura de Jesuítas, Daiane Visnieski, a Lei Aldir Blanc é a uma oportunidade e um chamado para o fortalecimento da cultura, principalmente pelo apoio e incentivo aos artistas locais. “Temos muitos talentos em nosso município e este incentivo contribui para a reconstrução e a implantação de novos projetos em Jesuítas, afinal, a cultura é parte essencial da nossa história”.
O recurso destinado ao município é de R$ 97 mil e serão aplicados de acordo com os projetos e ações culturais desenvolvidas. Confira no link a seguir os editais oficiais sobre a Lei
http://jesuitas.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368ixb0&id=3706
Quem foi Aldir Blanc
A Lei foi nomeada em homenagem ao escritor e compositor Aldir Blanc, que morreu em maio de 2020, vítima da Covid-19. Aldir foi um dos mais importantes compositores da música brasileira e sua obra é considerada um patrimônio cultural do país. Ele começou a compor aos 16 anos e um ano mais tarde aprendeu a tocar bateria, fundando o grupo Rio Bossa Trio, que com a entrada do músico Sílvio da Silva seria rebatizado para GB-4. Com o novo integrante, Aldir firmou sua primeira parceria musical.
O artista também teve parcerias com outros grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Chico Buarque, Elis Regina, Edu Lobo, Tom Jobim e Paulinho da Viola.
Curso de ovos e trufas de chocolate reúne mais de 60 participantes em Jesuítas
CRAS de Jesuítas inicia campanha de arrecadação de novelos de lã
Benefícios para pessoas com autismo podem ser acessados através do CRAS de Jesuítas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 7:45 às 12:00 - 13:15 às 17:00.
Última Atualização do site:   09/05/2025 13:34:04