O município de Jesuítas localiza-se no sul do Brasil, na região oeste do Estado do Paraná, ocupando uma área de 228,5 Km2 equivalente a 9.495,95 alqueires paulistas nas as coordenadas 24° 18’ latitude sul e 53° 19’ longitude oeste e limita-se ao norte e nordeste com Formosa do Oeste, a oeste com Assis Chateaubriand, ao sul com Cafelândia, a sudeste com Nova Aurora e a leste com Iracema do Oeste. A cidade encontra-se a 466 metros acima do nível do mar e está a 600 km de distância da Capital do Estado (Curitiba).
A ocupação do município ocorreu por migrantes Paulistas, mineiros, nordestinos e catarinenses. As principais etnias são de origem italiana, espanhola, portuguesa, japonesa e outras em menores quantidades. A colonização foi entre 1959 a 1961 através da comercialização das terras feita pela Colonizadora SINOP - Sociedade
Imobiliária Noroeste do Paraná Ltda, que adquiriu a Gleba “Rio Verde”, como era conhecida, do governo do Estado e passou a comercializar os lotes, que foram comprados pelos agricultores vindo do Nordeste, Sudeste e do Sul do Brasil, iniciando o plantio do café e hortelã. O município caracteriza-se por uma divisão fundiária, em que a grande maioria das propriedades varia entre 5 a 10 alqueires.
Segundo dados fornecidos pelo Departamento de Agricultura do Município, os tipos de solos predominante são latossolo distroférrico e eutroférrico.
O município apresenta rede hidrográfica caudalosa, composta pelos Rios: Verde, Jesuítas, Ribeirão dos Padres, Córrego do Salto, Córrego Araras e Córrego Tarumã, favorecendo instalação de atividades de piscicultura, sericicultura, suinocultura, bovinos de leites e outros. A rede hidrográfica rural encontra-se distribuída em seis microbacias, abrangendo uma área de 22.623 hectare. Em relação a temperatura, apresenta mínima de 9ºC em junho e máxima de 33º C em dezembro.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 7:45 às 12:00 - 13:15 às 17:00.
Última Atualização do site:   19/11/2024 08:34:45