Sexta-feira, 17 de maio de 2024
Última Modificação: 17/05/2024 18:21:57 | Visualizada 101 vezes
Artistas culturais de Jesuítas participaram do encontro que debateu os rumos do setor no município
Ouvir matéria
Jesuítas deu o primeiro passo para uma nova transformação cultural no município. Um encontro com artistas locais aconteceu na noite de quinta-feira, dia 16, para debater os rumos do setor e projetar ações de valorização artísticas. A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), visa promover o desenvolvimento humano, social e econômico, com respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura. Serão R$ 15 bilhões distribuídos aos municípios e estados brasileiros até 2027.
O convidado especialista em políticas culturais, Warlley Melo, compartilhou sua experiência artista com os participantes, enaltecendo as principais regras sobre a Lei Aldir Blanc, a destinação dos recursos, quais projetos e iniciativas se enquadram à política, e respondeu as dúvidas dos participantes.
A PNAB prevê recursos para chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor, destinado a várias áreas: manutenção, formação, desenvolvimento técnico e estrutural de agentes, espaços, iniciativas, cursos, oficinas, intervenções, performances e produções; desenvolvimento de atividades de economia criativa e economia solidária; produções audiovisuais; manifestações culturais; e realização de ações, projetos, programas e atividades artísticas, do patrimônio cultural e de memória.
Para a diretora do Departamento de Cultura de Jesuítas, Daiane Visnieski, a Lei Aldir Blanc é a uma oportunidade e um chamado para o fortalecimento da cultura, principalmente pelo apoio e incentivo aos artistas locais. “Temos muitos talentos em nosso município e este incentivo contribui para a reconstrução e a implantação de novos projetos em Jesuítas, afinal, a cultura é parte essencial da nossa história”.
O recurso destinado ao município é de R$ 97 mil e serão aplicados de acordo com os projetos e ações culturais desenvolvidas. Confira no link a seguir os editais oficiais sobre a Lei
http://jesuitas.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368ixb0&id=3706
Quem foi Aldir Blanc
A Lei foi nomeada em homenagem ao escritor e compositor Aldir Blanc, que morreu em maio de 2020, vítima da Covid-19. Aldir foi um dos mais importantes compositores da música brasileira e sua obra é considerada um patrimônio cultural do país. Ele começou a compor aos 16 anos e um ano mais tarde aprendeu a tocar bateria, fundando o grupo Rio Bossa Trio, que com a entrada do músico Sílvio da Silva seria rebatizado para GB-4. Com o novo integrante, Aldir firmou sua primeira parceria musical.
O artista também teve parcerias com outros grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Chico Buarque, Elis Regina, Edu Lobo, Tom Jobim e Paulinho da Viola.
Jesuítas e Sicredi celebram 15 anos de parceria através do programa A União Faz a Vida
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 7:45 às 12:00 - 13:15 às 17:00.
Última Atualização do site:   19/11/2024 08:34:45